Ralatorio de fisica 3
Índice
Introdução 2
Objetivo 4
Procedimento Experimental 5
Gráficos 8
Conclusão e Comentários Finais 11
Referências Bibliográficas 12
Apêndices 13
Introdução
Neste experimento apresentaremos o conceito de Campo Elétrico e Potencial Eletrostático. [1] Consideremos um sistema de cargas fixas qualquer. Sabemos que uma carga puntiforme colocada em qualquer ponto do espaço que circunda tal sistema de cargas sofrerá a ação de uma força que é função da posição e do valor de todas as cargas do sistema. Desta forma, é conveniente definirmos a uma região de Campo Elétrico como sendo aquela na qual um corpo eletrizado ou carga de prova quando colocada em repouso em qualquer ponto sofre a ação de uma força. O Campo Elétrico é dado por:
[pic]
e pode ser visualizado através de linhas fictícias denominadas Linhas de Força.
As relações entre as linhas de força e o vetor campo elétrico são:
A tangente a uma linha de força em qualquer ponto dá a direção do Campo Elétrico naquele ponto;
As linhas de força são traçadas de tal forma que o número de linhas por unidade de área de um plano perpendicular à direção das mesmas é proporcional ao módulo do Campo Elétrico. Nas regiões em que as linhas são próximas o módulo do Campo Elétrico é grande, nas regiões afastadas ele é pequeno.
A figura mostrada ilustra as linhas de força associada ao Campo Elétrico produzido por cargas puntiformes. O Potencial Eletrostático é um campo equivalente à energia potencial associada a um campo elétrico estático dividida pela carga elétrica de uma partícula. Podem ser vistos através de linhas perpendiculares às linhas de força, e sua unidade é dada em V (volt). Considerando uma carga puntiforme os Potenciais Eletrostáticos se dão sobre o prolongamento de um mesmo raio, definindo-se assim uma Superfície