Raiz e estruturas
Raiz: Estrutura e desenvolvimento
A primeira estrutura que emerge da semente em germinação é a radícula, que permite a plântula fixar-se no solo e absorver a água. Isto reflete as duas funções primarias da raiz, a fixação e a absorção. Duas outras funções associadas à raiz são as de armazenamento e condução.
Nas plantas bi anuais, que completam seu ciclo de vida em dois anos como, por exemplo, a beterraba e cenoura, grandes quantidades de alimentos são armazenadas nas regiões de reserva da raiz, durante o primeiro ano. Esse alimento de reserva é então utilizado durante o segundo ano, para produzir flores frutos e sementes. A água e íons inorgânicos absorvidos pelas raízes são transportados através do xilema, para as partes aéreas da planta.
Os hormônios sintetizados nas regiões meristemáticas da raiz são transportados pela xilema para as partes aéreas, onde estimula o crescimento e o desenvolvimento.
Sistemas Radiculares
A primeira raiz da planta origina-se do embrião e é, usualmente, chamada de raiz primaria. Nas gimnospermas, magnolideas, eudicotiledoneas, a raiz primaria denominada raiz pivotante cresce diretamente para baixo, dando origem as ramificações, ou raízes laterais. As raízes laterais mais velhas soa encontradas mais próximas da base da raiz e as mais novas, mais próximas do ápice radicular.
Nas monocotiledôneas, a raiz primaria geralmente tem vida curta. Assim, o sistema radicular da planta é formada por raízes adventícias, que se formam a partir do caule. Essas raízes adventícias e raízes laterais dão origem a um sistema radicular fasciculado, no qual nenhuma é mais proeminente que as outras. Os sistemas radiculares pivotantes geralmente, penetram mais profundamente no solo que os sistemas radiculares fasciculares.
A planta mantém um balanço entre os sistemas radicular e caulinar
Numa planta em crescimento é mantido entre a área total da superfície disponível para a produção de alimentos e a área da superfície disponível para a