Raios
RAIOS RELÂMPAGOS E TROVÕES
SAMUEL EDUARDO CRUZ N°34 3°E
SÃO BERNARDO DO CAMPO
Dúvidas com fenômenos naturais é quase que frequente em nossa cabeça, a maneira de como a natureza impressiona qualquer vivente é fascinante.
Mas quem pensa que só a natureza produz fenômenos impressionantes, está totalmente enganado. Uma outra fonte inevitável de belas atrações é a grandeza física chamada energia ou movimentos de cargas elétricas (Eletricidade), ela é responsável por produzir diversos efeitos, entre eles raios relâmpagos e trovões, temidos desde os antepassados até os dias atuais.
Eles são como correntes elétricas que fazem funcionar eletrodomésticos da sua casa, porém são muito mais fortes e quando caem causam estragos enormes e com grande potencial. Afinal você sabe qual a diferença entre eles e sua definição?
RAIOS: Chama-se raio, a descarga elétrica. Segundo escritos históricos, raios estão presentes na terra bem antes do surgimento dos seres humanos, há mais de 3 bilhões de anos. Eles podem ocorrer entre duas ou mais nuvens, entre as nuvens e o solo ou dentro de uma única nuvem, além dos raios que ocorrem entre uma nuvem e a atmosfera.
Você sabia?
Os raios são importantes para manter a vida na terra. No momento em que eles ocorrem algumas substâncias necessárias para o desenvolvimento das plantas são produzidas.
Curiosidades dos raios:
1. O Número de descargas que ocorrem no planeta podem chegar a 100 em cada segundo, equivalente a 90% das batidas das asas de um beija-flor, no mesmo intervalo de tempo.
2. Com a velocidade da carga (100km/s), permitiria ir da terra até a lua em 1 hora e 4 minutos aproximadamente.
3. A Velocidade de um raio é aproximadamente um bilhão de cm/s, ocorrendo em meio milissegundos.
Mito: Ao contrário do dito popular raios caem sempre nos mesmos lugares, pontos mais altos ou locais que se destacam na paisagem, prédios e arvores, isso