Raios
No aparelho, a radiação ionizante altera a carga elétrica das partículas, elas uma vez energizadas negativamente, podem ser atraídas por placas energizadas positivamente. Seguindo o principio da atração e repulsão eletrostática.
Efeitos contidos no filme:
1. Raios: para que um raio possa ocorrer, entre o céu e a terra, primeiramente necessita-se de uma diferença de potencial entre o solo e o céu. A ionização da nuvem ocorre em razão das milhares colisões de partículas de gelo que se encontram em seu interior, esta é uma das teorias aceitas. Outra teoria, que não exclui a primeira, estaria em efeitos resultantes da diferença de condutividade elétrica do gelo em face das diferenças de temperatura no interior da nuvem. Durante as colisões, as partículas de gelo se rompem, perdendo elétrons e transformando em íons, o que torna a nuvem eletricamente carregada. Para que aja o equilíbrio elétrico das nuvens em relação ao solo, uma descarga elétrica surge para neutralizar as partículas existentes na nuvem.
2. Efeito Corona: quando um condutor possui voltagem muito alta passando por si, o campo elétrico resultante tem a capacidade de ionizar o ar ao seu redor, fazendo o mesmo emitir luz.
3. Para raio: o