raiologia medica

340 palavras 2 páginas
DESENVOLVIMENTO

Todos os profissionais de saúde devem ter ciência dos diversos tipos de radiação que lida ou se relaciona no dia a dia para assim poderse proteger e evitar os danos que possa causar a sua saúde. Radiação ionizante ou simplesmente radiação é qualquer partícula ou radiação eletromagnética que ao interagir com a matéria biológica,ioniza seus átomos ou moléculas. Todos os seres humanos estão expostos á radiação. Tudo em nosso planeta existe pequenas partículas de átomos radioativos. Porém o excesso de radiação ionizante absorvidopelo organismo humano pode levar o desenvolvimento de doenças agudas, crônicas, e até mesmo a morte. Como tudo na vida, os riscos e benefícios devem ser contrabalanceados.
Os fatores de riscos sãoaspectos de comportamento pessoal ou comunitário que interagem no estilo de vida, ou numa condição de exposição ambiental, ou ainda uma característica herdada que está associada a um aumento da ocorrênciade doenças ou de outros acontecimentos ou condição relacionada com a saúde.
A exposição é um fator de grande importância, da qual se entende como sendo a sujeição, ou estar em contato, submetendoa qualquer agente causador de enfermidades.
Quando utilizado de forma correta, os raios-x diagnósticos oferecem menos riscos que a que estamos expostos diariamente, não havendo, portanto, motivospara polemizar sua utilização.
Os radiologistas de modo em geral, além de lidar com a radiação lidará com vários fatores de cunho biológicos, químicos, psicológicos e, e por isso em seu meio, poderádeterminar o inicio de uma enfermidade. Nesse intuito deverá prezar acima de tudo pela higiene e conduta ética, envolvida com o seu trabalho sem desconsiderar as normas de segurança retidas naportaria 453.
Quanto maior for o risco maior a chance de ter uma enfermidade. O risco aumenta com a exposição direta, o tempo de exposição e com o número de agentes a que se é

Relacionados