raio x
A partir do gráfico da função linear Y=ax, podemos obter os gráficos de todas as funções afins Y=ax+b. Deslocamos o gráfico da função Y=ax para cima ou para baixo, de acordo com o valor da constante b Y=ax+b a= coeficiente angular, b= coeficiente linear.
• Coeficiente Angular- Este número que acompanha o x e chamado de coeficiente angular pois é ele que vai dizer se a reta é mais inclinada ou menos inclinada. E analisando esse coeficiente que iremos dizer se a função e crescente ou decrescente, ou seja, se a for positivo, nossa reta e crescente, se a for negativo, nossa reta e decrescente.
• Coeficiente Linear- É o número sozinho que fica no final da função, quando a função esta no formato geral (Y=ax+b). E este coeficiente e muito útil quando queremos desenhar o gráfico de uma função do primeiro grau, ele nos diz nada mais nada menos do que o ponto em que a reta corta o eixo Y (eixo vertical).
Função Quadrática
Toda função estabelecida pela lei de formação A(x)=ax+bx+c, com A,B e C números reais e A diferente de 0, é denominada função do segundo grau. As funções do segundo grau possui diversas aplicações no cotidiano, principalmente em situações relacionadas a física envolvendo movimento uniformemente variado, lançamento obliquo, etc.; na biologia, estudando o processo de fotossíntese das plantas; na Administração e Contabilidade relacionando as funções custo, receita e lucro; e na Engenharia Civil presente das diversas construções . Como construir o gráfico da função
Quando a parábola tem a concavidade voltada para cima dizemos que a função possuem um mínimo (ponto).Quando a parábola tem a concavidade voltada para baixo dizemos que a função possuem um máximo (ponto).
A Representação Geométrica de uma função do segundo grau e dada por uma parábola, que de acordo com o sinal do coeficiente pode ter