Raio Laser
O físico americano Theodore Maiman (1927- ) desenvolveu o primeiro trabalho com laser em 1960. Desde então o laser vem sendo utilizado em várias aplicações, incluindo ferramentas cirúrgicas, compact disc players, sistema de miras para armamento e espectroscópios (instrumentos destinados a formar espectros de radiação eletromagnética, baseado na dispersão desta por um prisma ou por uma rede de difração).
O laser produz vários feixes de luz ao mesmo tempo, com o mesmo comprimento de onda, vibrando na mesma velocidade e viajando na mesma direção, a este tipo de luz nomeamos LUZ COERENTE. Este feixe de luz é produzido por um processo conhecido como estimulação da emissão de radiação, a palavra “laser’ é um acrônimo da frase “light amplification by stimulated emission of radiation” (Amplificação da Luz Estimulada pela Emissão de Radiação).
Modelo Básico de um Laser
Para a fabricação de um laser podemos dispor de uma variedade de materiais para a produção de seus feixes, cristais (rubi), gases (hélio, neon, nitrogênio, dióxido de carbono, argônio, fluorido de metila e outros) ou líquidos. No caso do modelo básico será descrito o laser cristal, que possui como componente central um cilindro de rubi, tendo em uma das extremidades um espelho opaco, na outra um espelho transparente e uma lâmpada de flash envolta em seu corpo, com o objetivo de estimular a emissão de radiação luminosa.
Um detalhe a ser observado é que o feixe de luz emitido pelo laser pode emitir diferentes cores (azul ou verde), em virtude dos diferentes materiais empregados na sua fabricação, desta forma quebrando o mito de que o mesmo só apresente feixes de luz vermelha.
Mira laser
O que é uma Mira Laser?
Mira laser (Laser Sight) ou apontador laser, trata-se de um sistema de mira que emite um feixe de luz (laser) sobre determinado alvo, definindo para o atirador, através de um ponto luminoso, o local a ser atingido.
Deve-se observar que diferente das miras