rafinha00adm
1760 palavras
8 páginas
FACULDADE INTERNACIONAL DA PARAÍBA – FPBCURSO DE ADMINISTRAÇÃO
DISCIPLINA DE DESENVOLVIMENTO HUMANO E ORGANIZACIONAL
Depressão
JOÃO PESSOA
2014
Bárbara Bezerra Barreto
Fernanda Morais dos Santos
Gustavo Brandão dos santos
Rafaella Rocha de santana
Maria karoline alves da silva
Depressão
JOÃO PESSOA 2014
Depressão
Trata-se de um distúrbio emocional podendo traduzir-se num estado de abatimento e infelicidade, o qual pode ser transitório ou permanente. É um conjunto de sintomas que afetam principalmente a área afetiva emocional de uma pessoa. Depressão é uma doença psiquiátrica, crônica e recorrente, que produz uma alteração do humor caracterizada por uma tristeza profunda, sem fim, associada a sentimentos de dor, amargura, desencanto, desesperança, baixa autoestima e culpa, assim como a distúrbios do sono e do apetite.
É importante distinguir a tristeza patológica daquela transitória provocada por acontecimentos difíceis e desagradáveis, mas que são inerentes à vida de todas as pessoas, como a morte de um ente querido, a perda de emprego, os desencontros amorosos, os desentendimentos familiares, as dificuldades econômicas, etc. Diante das adversidades, as pessoas sem a doença sofrem, ficam tristes, mas encontram uma forma de superá-las. Nos quadros de depressão, a tristeza não dá tréguas, mesmo que não haja uma causa aparente. O humor permanece deprimido praticamente o tempo todo, por dias e dias seguidos, e desaparece o interesse pelas atividades, que antes davam satisfação e prazer.
Possíveis causas
A depressão é uma doença. Há uma série de evidências que mostram alterações químicas no cérebro do indivíduo deprimido, principalmente com relação aos