Radioterapia I 2 parte
CREDENCIADO PELA RESOLUÇÃO Nº 1741 DE 25 DE MAIO DE 2009
EQUIPE DE RADIOTERAPIA
A radioterapia é administrada por uma equipe multidisciplinar, composta por diversos especialistas altamente qualificados, cada um responsável por diferentes cuidados e demandas de cada paciente.
Alguns dos membros típicos dessa equipe são listados abaixo, mas, dependendo das necessidades de tratamento de cada paciente, outros especialistas podem ser convidados a se juntar à equipe.
A equipe da radioterapia é composta pelo Radioterapeuta ou Radio-oncologista, o Físico Médico, o
Técnico em Radioterapia, o Enfermeiro Oncológico e o Técnico em Enfermagem.
O Radioterapeuta é o médico especializado em usar radiação para o tratamento de câncer.
O Radioterapeuta trabalha em conjunto com vários outros especialistas em câncer, tais como: oncologista clínico (faz a quimioterapia), cirurgiões, patologista, radiologistas, neuro-cirurgiões, odontólogos, psicólogos, fisioterapeutas e nutricionistas, entre outros. A equipe multidisciplinar garante o completo atendimento do paciente e é essencial no planejamento da radioterapia.
O Físico Médico é o responsável pelos cálculos que vão garantir que a prescrição médica seja adequadamente cumprida. É o responsável por verificar a dose de radiação e a localização da área a ser tratada diariamente.
O Técnico em Radioterapia é o responsável por reproduzir a localização da área a ser irradiada e por tratar o paciente diariamente.
O técnico de radioterapia (TR) tem um papel central ao fazer a ligação entre oito áreas de importância decisiva num departamento de radioterapia:
Administração terapêutica de doses de radiações – o TR aplica o conhecimento de uma gama de técnicas que asseguram a otimização do posicionamento dos feixes durante a fase de planeamento, a interpretação rigorosa das prescrições, a aplicação das doses de radiação propostas; Bem-estar do doente – o TR tem um papel