radioproteção
A principal finalidade da proteção radiológica é proteger os indivíduos, seus descendentes e a humanidade como um todo dos efeitos danosos das radiações ionizantes, permitindo, desta forma, as atividades que fazem uso das radiações.
Para atingir essa finalidade, três princípios básicos da proteção radiológica são estabelecidos: Justificação,
Limitação de dose e Otimização.
Propriedades da Radiação
Tempo de latência
É o tempo que decorre entre o momento da irradiação e o aparecimento de um dano biológico visível. No caso da dose de radiação ser alta, esse tempo é muito curto. Os danos decorrentes da exposição crônica, doses baixas com tempo de exposição longo, podem apresentar tempos de latência da ordem de dezenasde anos. O tempo de latência é inversamente proporcional à dose.
Reversibilidade
Os efeitos biológicos causados pelas radiações ionizantes podem ser reversíveis. A reversibilidade de um efeito dependerá do tipo de célula afetada e da possibilidade de restauração desta célula. Existem, porém,os danos irreversíveis como o câncer e as necroses.
Características gerais dos efeitos biológicos das radiações ionizantes
Especificidade, Tempo de latência, Reversibilidade
Mecanismo de ação das radiações ionizantes Os efeitos
Quando a radiação interage com as moléculas de água do organismo humano, essas moléculas se quebram formando uma série de produtos danosos ao organismo, como os radicais livres e a água oxigenada. Esse processo é chamado de radiólise da água.
Os efeitos biológicos das radiações ionizantes podem ser provocados por outras causas que não as radiações, isto é, não são característicos ou específicos das radiações ionizante. Outros agentes físicos, químicos ou biológicos podem causar os mesmos efeitos. Exemplo: O câncer é um tipo de efeito que pode ser causado tanto pelas radiações ionizantes como por outros agentes.
Radiosensibilidade
Nem todas as células, os tecidos, os órgãos e os organismos