Radiometro de Crooks
ENGENHARIA QUÍMICA
ANA CAROLINA FELTRIM
JULIANE COMIM DA SILVA
LUIZ HENRIQUE ZIM ALEXANDRE
PAULA GUOLLO CECHINEL
THAMIRIS BIAVA UGGIONI
EXPERIMENTO ELETIVO: RADIÔMETRO DE CROOKES
CRICIÚMA
2014
ANA CAROLINA FELTRIM
JULIANE COMIM DA SILVA
LUIZ HENRIQUE ZIM ALEXANDRE
PAULA GUOLLO CECHINEL
THAMIRIS BIAVA UGGIONI
EXPERIMENTO ELETIVO: RADIÔMETRO DE CROOKES
Relatório experimental apresentado ao curso de Engenharia Química da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC, na disciplina de Física Experimental II, ministrada pelo professor Elcio Angioletto.
CRICIÚMA
2014
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 5
2.1 SIR WILLIAM CROOKES 5
2.2 TEORIA CINÉTICA DOS GASES 5
2.3 PRESSÃO DE RADIAÇÃO 6
2.4 VÁCUO 6
2.5 RADIAÇÃO TÉRMICA 7
3 MATERIAIS 8
4 DESCRIÇÃO TÉCNICA 9
5 CONCLUSÃO 10
1 INTRODUÇÃO
Um dos primeiros instrumentos a serem usados para detectar gases a baixa pressão foi o radiômetro inventado pelo inglês Sir Willian Crookes, no século XIX. O instrumento consiste de um bulbo de vidro com ar rarefeito, e no seu centro encontram-se quatro placas suspendidas em uma agulha e sustentado por um eixo de vidro. As placas possuem uma face refletora de coloração branca e uma face absorvedora preta. Quando o sistema recebe uma radiação luminosa as placas apresentam um movimento, devido a diferença de temperatura e a baixa pressão.
Com um propósito de desenvolver um experimento eletivo para as aulas de física experimental, os acadêmicos de engenharia química juntamente com o professor orientador, resolveram demonstrar e estudar o comportamento das moléculas sob condições de vácuo, para isto desenvolveram ao longo do semestre um Radiômetro de Crookes.
2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
2.1 SIR WILLIAM CROOKES