Radiologia
O presente trabalho visa esclarecer a respeito da radioatividade, as inovações de radioproteção e dos acidentes radiológicos. Neste trabalho será explicado sobre a radioatividade dês do momento de sua descoberta, as inovações da radioproteção e todo o sistema de treinamento e alguns relatos de acidentes com radioatividade. Todas estas questões serão devidamente ponderadas ao longo deste trabalho.
Radioatividade
Radiação é o efeito químico proveniente de ondas e energia calorífera, luminosa etc. Existem três tipos de radiação: raios alfa e raios betas, que têm a absorção mais fácil, e raios gama, que são muito mais penetrantes que os primeiros, já que se trata de ondas eletromagnéticas.
Em 1895 Wilhelm Roentgen fez a primeira descoberta de uma radiação que ele chamou de raios-X. Logo após, em 1986, Henri Becquerel faria, no mesmo campo, outra grande descoberta. Tendo deixado, por acaso, junto a um minério de urânio algumas chapas fotográficas, constatou, ao evela-las, que as chapas estavam obscurecidas como se algo as tivesse afetado. Verificou então que a causa dessa alteração eram as radiações emitidas pelo composto de urânio contido no minério. Vários outros cientistas passaram a investigar esse tipo de fenômeno e em breve estaria explicado algo que iria revolucionar a ciência e a vida moderna: a radioatividade. Até essa época, pensava-se que os átomos fossem indivisíveis, e que as chamadas substâncias simples não sofressem transformações. Com a descoberta da radioatividade, no entanto, constatou-se que os átomos de certos elementos, como o urânio e o rádio, estão continuamente se desintegrando. Nessa transformação, eles emitem três tipos de radiação. Dois desses tipos são as partículas alfa e beta. A partícula alfa consiste em um grupo de dois prótons e dois nêutrons, e o seu poder de penetração é bem baixo, não atravessando sequer uma folha de papel. A partícula beta é idêntica a um elétron. Dotada de alta velocidade, tem maior penetração que