Radiologia
Há pouco mais de 100 anos atrás, não era possivel o médico visualizar o interior do corpo humano sem ter que abri-lo e isso dificultava muito o diagnóstico de doenças e fráturas nos pacientes. Mas em 1895 uma grande descoberta revolucionou a humanidade, principalmente a física e a medicina, nesse ano eram descobertos os raio-x. Mas como isso ocorreu?
No entardecer de 8 de novembro de 1895, quando o físico Wilhelm Conrad Rontgen (1845-1923) fazia pesquisa num tubo de raios catódicos. No momento em que Rontgen ligou o tubo, aconteceu algo que não era esperado, perto do tubo, uma placa de um material fluorescente brilhou. Este brilho persistiu mesmo quando o físico colocou um livro e uma folha do aluminio entre o tubo e a placa. Passaram-se semanas até que o cientista entendesse o que saia do tubo. Em dezembro, Rontgen fez a radiação atravessar por 15 minutos a mão de sua esposa (Bertha), atingindo, do outro lado, uma chapa fotográfia. Ápos a revelação desta, viam-se nela as sombras dos ossos, na primeira radiográfia da história.
Como era uma radiação invisivel, ele a chamou de Raio-X. Sua descoberta valeu-lhe o prêmio Nobel de Física 1901. Na época começo do século XX-ocorreu uma revolução no meio médico, trazendo um grande avanço diagnóstico por imagem, são exemplos disso a tomográfia computadorizada e a ressônancia magnética, metodos de rastreio essenciais para a detecção de lesões no maleficências.
Figura 01: Wilhelm Conrad Rontgen Fotografia Tirada em 1896. Figura02: Dois tubos de descarga utilizado Ront- gen. N ote se que, em ambos, o cátodo e o ânodo estão em ângulo reto. Nesses tubos, o feixo de raio s catódicos atinge o vidro, e não o ânodo. Figura 03 O laboratório de Rontgen Rontgen fotografado no início de1896. Á esquerda, uma bobina deRuhumkoff, que funcionava pela queda de gota de mercúrio.
Figura 4: radiografias feitas por Rontgen em 1895: