radiologia
Este trabalho foi realizado no meu primeiro semestre em radiologia na Uninove - SP por Arnaldo, marcelo, Darcio, Andrea, Paula Jacqueline e Oswaldo. O conteúdo relacionado à PET e TC foi retirado do site do professor Marcelo Ficel.
1.INTRODUÇÃO
O objetivo deste trabalho é apresentar a evolução histórica da imagenologia médica e industrial desde a descoberta dos raios – X até as últimas inovações que abrangem o setor e demonstrar a importância do diagnóstico por imagem na medicina e na aviação, bem como em outros setores que o utilizam como ferramenta, muitas vezes indispensável.
Em princípio, apresentaremos um breve histórico da descoberta dos raios – X e das radiografias. Mostraremos a radioterapia, modalidade de tratamento utilizada em pacientes com neoplasia benigna ou maligna. Abordaremos a ultra-sonografia, técnica que utiliza ondas sonoras de alta freqüência para a produção de imagens. Falaremos ainda sobre a medicina nuclear, especialidade médica que utiliza técnicas seguras e indolores para formar imagens do corpo e tratar doenças. A medicina nuclear é única por revelar dados sobre a anatomia e função dos órgãos, ao contrário da radiologia.
Outra modalidade de diagnóstico por imagem inovadora também abordada aqui é a tomografia computadorizada, que utiliza um aparelho de RX que gira em volta do paciente, fazendo radiografias transversais do corpo. Em seguida, estas imagens são convertidas em um computador em cortes tomográficos. Por fim falaremos da ressonância magnética, método que utiliza um campo magnético para a produção de imagens anatômicas. Em seguida faremos uma linha cronológica dos acontecimentos na área de diagnóstico por imagem e mostraremos as últimas novidades em equipamentos radiológicos e eletromagnéticos
Scaff (2004) afirma que o objetivo da radiologia diagnóstica é produzir uma imagem de estruturas anatômicas de pacientes de tal forma que se possa detectar a existência de qualquer anormalidade.