Radiologia
É causada pelo Mycobacterium tuberculosis, também conhecido como bacilo de Koch que é a bactéria que provoca a maioria dos casos. Foi descrita pela primeira vez em 24 de março de 1882 por Robert Koch, que subsequentemente recebeu o Prêmio Nobel de Fisiologia / Medicina por esta descoberta em 1905. Seu genoma já foi sequenciado.
Ela é uma microbactéria BAAR, parasita intracelular, aeróbica facultativo, que se divide a cada 16 – 20 horas. Este é um tempo relativamente longo comparado a outras bactérias que normalmente tem suas divisões contadas em minutos. Ela é um pequeno bacilo, fino e encurvado, imóvel, em forma de bastão que pode resistir a desinfetantes fracos e ao ácido gástrico e pode sobreviver em estado latente por semanas e apenas consegue desenvolver quando se hospeda num organismo. Não cora pelo gram embora tenha uma parede similar à das bactérias Gram-negativa. A sua parede é muito rica em lipídios nomeadamente em ácidos gordos de cadeia longa e ácidos micólicos.
Gravidade da tuberculose no mundo.
Mycobacterium tuberculosis Bacilo de Koch
A tuberculose é considerada uma doença socialmente determinada, pois sua ocorrência está diretamente associada à forma como se organizam os processos de produção e de reprodução social. Os processos de produção e de reprodução estão diretamente relacionados ao modo de viver e o trabalho do individuo.
A tuberculose afeta principalmente os pulmões, cerca de 75% ou mais e é chamada de tuberculose pulmonar. A tuberculose