Radiologia Odontologica
Tipos de Dentição: O ser humano possui dentição (uma primaria ou decíduia e uma secundária ou permanente.
Dentição Primaria ou Decídua (de leite): Composta por 8 dentes incísivos, 4caninos e 8 molares, totalizando 20 dentes. com irrupção dos molares na faixa de 1 à 2 anos de idade. Aqueda (substituição) dos dentes decíduos começa na faixa de 6 à 8 anos de idade e termina com a substituição dos molares na faixa dos 9 à 12 anos de idade.
Dentição Secundária ou Permanente: Composta por 8 dentes incisivos, 4 caninos, 8 pré-molares e 12 molares, num total de 32 dentes. Essa dentição tem início com a irrupção dos incisivos por volta de 7 à 9 anos de idade e termina com a queda dos troca de dentição decídua para a permanente, os primeiros molares decíduos são trocados pelos pré-molares permanentes.
Nomenclatura dos dentes: Os dentes são representados por números em função da sua posição na boca. A boca é dividida em quadrantes pelo plano Sagital mediano = Maxila (superior) e Mandíbula (inferior). Quadrantes superiores (direito e esquerdo)= dentes da maxila. Quadrantes inferiores (direito e esquerdo)= dentes da mandíbula. A Cruz de Radier faz a representação dos quadrantes da boca.
Composição do Dente:
Esmalte - É a parte que recobre o dente na parte coronária, e é a imagem mais radiopaca do dente;
Cemento - Recobre o dente na parte radicular;
Cavidade pulpar - Localizada internamente (região dos nervos, artérias e veias). É a imagem mais radiotransparente do dente;
Dentina - Fica abaixo do esmalte na parte coronária e abaixo do cemento, na parte radícular.
Regiões do Dente:
Coroa - É projetada a partir da gengiva;
Colo - Localizado entre a coroa e a raiz;
Raiz - Está fixada no alvido por uma membrana na periodontal e é variada em função do tipo de dente.