Radiologia Industrial
A radiografia industrial é usada para detectar a variação de uma região de determinado material que apresenta uma diferença em espessura ou densidade comparada com uma região vizinha. Baseia-se na absorção diferenciada da radiação penetrante pela peça que está sendo inspecionada.
A radiografia é usada para detectar variação de uma região de um determinado material que apresenta uma diferença em espessura ou densidade comparada com uma região vizinha, em outras palavras, a radiografia é um método capaz de detectar com boas sensibilidade defeitos volumétricos. Esses defeitos volumétricos que apresentarem uma espessura variável em todas as direções serão facilmente detectados desde que não sejam muito pequenos em relação à espessura da peça.
Inspeção Radiográfica de Soldas em Tubos.
Uso da Radiação Ionizante na Indústria
END (ENSAIOS NÃO DESTRUTIVOS)
Ensaios realizados em materiais para verificar a existência de defeitos ou descontinuidades não prejudicam nem interfere a futura utilização das peças, através de princípios físicos definidos sem alterar suas características e sem interferir em seu uso posterior. Representam um conjunto amplo de técnicas de análise utilizadas na ciência e na indústria para avaliar as propriedades de um material, componente ou sistema, sem causar danos
Vantagens:
• ensaio realizado diretamente nos elementos a serem posteriormente utilizados;
• podem ser realizados em todos os elementos constituintes de uma estrutura;
• auxiliam a manutenção preventiva;
• materiais e peças de altos custos de produção não são perdidos;
• ensaios não-destrutivos, em geral, requerem pouca ou nenhuma preparação de amostras, podem ser portáteis e em geral mais baratos e mais rápidos que os ensaios destrutivos.
Desvantagens:
• são em geral qualitativos e poucas vezes quantitativos;
• na interpretação das indicações dos ensaios são necessárias experiências prévias.
APARELHO