Radiologia Industrial
No nosso cotidiano é normal o uso de automóveis, aeronaves, metros, trens, navios, submarinos, e outras, todas estas máquinas não poderiam ter um bom desempenho sem um rigoroso teste de qualidade do projeto mecânico, dos materiais envolvidos, dos processos de fabricação e montagem, inspeção e manutenção.
Garantir o funcionamento dessas máquinas, assegurar e proteger a vida daqueles que diretamente ou indiretamente dependem desses equipamentos, requer um elevado grau de tecnologia.
A globalização, no mundo moderno, nestes segmentos industriais fez aumentar o número de projetos e produtos de forma multinacional. Usinas elétricas, plantas petroquímicas, aviões, podem ser projetados em um país e construídos em outro, com equipamentos e matéria prima fornecida pelo mundo todo. Esta revolução global tem como consequência a corrida por custos menores e pressão da concorrência. Sendo assim é importante garantir que os materiais, componentes e processos utilizados tenham a qualidade requerida. Como garantir a isenção de defeitos que possam comprometer o desempenho das peças? Como melhorar novos métodos e processos e testar novos materiais?
As respostas para estas questões estão em grande parte na inspeção e consequentemente na aplicação dos END (Ensaios Não Destrutivos). Um dos avanços tecnológicos mais importantes na engenharia pode ser atribuído aos ensaios não destrutivos. Eles investigam a sanidade dos materiais sem, contudo destruí-los ou introduzir quaisquer alterações nas suas características.
Aplicados desde a inspeção de matéria prima, no controle de processos de fabricação e ate mesmo na inspeção final, os ensaios não destrutivos constituem uma das ferramentas indispensáveis para o controle da qualidade dos produtos produzidos pela indústria moderna.
Quando se deseja inspecionar peças com finalidade de investigar sobre defeitos internos, a Radiografia e o Ultra-som são poderosos métodos que podem detectar com alta sensibilidade descontinuidades