Radiologia industrial
Conceitos Legais
Art 23 - Imaginologia Dento-Maxilo-Facial é a especialidade que tem como objetivo a aplicação dos métodos exploratórios por imagem com a finalidade de diagnóstico, acompanhamento e documentação buco-maxilo-facial e estruturas anexas.
(Resolução CFO 22/2003)
Art .24 - As áreas de competência para atuação do especialista em Imaginologia Dento-Maxilo-Facial incluem:
a) Obtenção, interpretação e emissão de laudo das imagens de estruturas buco-maxilofaciais e anexas obtidas, por meio de: radiologia convencional, digitalizada, subtração, tomografia convencional e computadorizada, ressonância magnética, ultra-sonografia, e outros;
b) auxiliar no diagnóstico, para elucidação de problemas passíveis de solução, mediante exames pela obtenção de imagens e outros.
(Resolução CFO 22/2003)
Um breve histórico da Radiologia Odontológica
Foi o Prof. Wilhelm Conrad Röntgen, em seu laboratório na cidade de Bavária, sul da Alemanha que descobriu os raios X.
Em uma sala escura ele observou a fluorescência que emanava de uma placa de papelão recoberta com platinocianeto de bário.
Algumas observações feitas pelo Prof. Röntgen: * Os raios X atravessam corpos opacos à luz; * Provocam fluorescência em certos materiais; * A radiopacidade dos corpos é proporcional à sua densidade e para aqueles de mesma densidade, à espessura; * São invisíveis; * Não são refratários, nem refletíveis, nem podem ser focalizados por lentes; * Não são defletidos por campos magnéticos; * Os raios X propagam-se em linha reta; * Não sofrem polarização.
NOMENCLATURA ODONTOLÓGICA
Estrutura Dental
Número de dentes * Decíduo: 20 dentes * Permanente: 32 dentes
Classificação dos dentes * Posição * Grupo * Face * Quadrante * Permanente * Decídua Classificação quanto à posição * Dentes anteriores * Dentes posteriores
Classificação quanto ao grupo * Molares