Radiografia Industrial
ELETROMECÂNICA
Trabalho de Radiografia Industrial
Raio X e Raio Gama
Sumario:
1. Introdução.
2. Conceitos e Definições.
3. Finalidade.
4. Propriedades.
5. Características de funcionamento dos
Equipamentos de Raio x e Gama.
6. Vantagens e Desvantagens.
7. Conclusão.
8. Bibliografia.
1. Introdução:
No mundo moderno torna-se necessário haver um meio que possa identificar a qualidade dos materiais e processos empregados, com o objetivo de reduzir falhas em vários segmentos da industria moderna, pois vidas humanas estão diretamente ligadas ou envolvidas. Ex: Industria Aeronáutica ou algum equipamento Nuclear.
2. Definição e Conceitos:
Radiografia Industrial é um método usado de inspeção não destrutiva que se baseia na absorção diferenciada da radiação penetrante pela peça que esta sendo inspecionada, assim as diferenças de densidade e variações nas espessuras do material farão com que diferentes regiões de uma mesma peça absorvam diferentes quantidades de radiações penetrantes que podem ser detectadas através de um filme, de um tubo de imagem ou por medidores eletrônicos de radiação.
Definição e conceito:
Os raios Gama e X são ondas eletromagnéticas assim como a luz, se destacando por possuírem alta freqüência e comprimento de onda extremamente curto, o que lhe confere a propriedade de atravessarem materiais opacos. A quantidade de radiação que atravessa a peça é variável e depende da espessura e densidade do material naquele ponto e também da freqüência de radiação.
3. Finalidades:
Quando se deseja inspecionar materiais com a finalidade de investigar, prevenir defeitos ou garantir a qualidade da produção se utiliza varias ferramentas, como os ensaios não destrutivos. Nos ensaios não destrutivos utiliza-se vários métodos e entre eles a radiografia. A radiografia é umas das mais importantes ferramentas para controle da qualidade, pois fornece uma foto ou imagem do