Radioatividade
INTRODUÇÃO
RADIOATIVIDADE É o fenômeno em que um núcleo instável emite espontaneamente entidades (partículas, ondas), transformando-se em outro núcleo mais estável
RADIOATIVIDADE
Farmacologia aplicada à radiologia Profa. Samyra L. Buzelle
ISÓTOPOS
Um mesmo elemento químico pode ter massas diferentes. Quantidade de nêutrons Átomos de um mesmo elemento químico com massas diferentes são denominados isótopos. O hidrogênio por ex. tem 3 isótopos: o hidrogênio, o deutério e o trítio.
RADIAÇÃO
NUCLEAR
Emissão de radiação: alfa, beta e gama.
RADIOATIVIDADE
NATURAL
RADIOATIVIDADE
ARTIFICIAL
Transformação espontânea de um elemento em outro Muitos dos elementos como urânio e rádio (mais pesados) são naturalmente radioativos.
Elementos mais leves, naturalmente nãoradioativos, podem ser transformados em radioativos Bombardeando com partículas como prótons, nêutrons, elétrons ou partículas alfa As substâncias produzidas desse modo são denominadas artificialmente radioativas. O carbono 14 é produzido da seguinte forma:
1
15/06/2011
RADIOFÁRMACIA
RADIOISÓTOPOS: substâncias que emitem radiação, utilizados no seu estado livre (não marcado) para a obtenção de imagens RADIOFÁRMACOS: Quando se adiciona substâncias (fármacos) aos radioisótopos. Apresentam afinidades químicas por determinados órgãos do corpo e são utilizados para transportar a substância radioativa para o órgão a ser estudado.
RADIOFÁRMACOS
RADIOISÓTOPOS
São isótopos produzidos artificialmente, por bombardeamento com partículas Apresentam as mesmas propriedades químicas do isótopos não radioativos do mesmo elemento Por exemplo: um organismo não pode distinguir entre o carbono normal (12C) e o carbono radioativo (14C).
EXEMPLO
Se um organismo vivo é exposto ao 14C, os carboidratos (açúcares) sintetizados irão conter carbono radioativo O movimento do radioativo pode ser acompanhado através de um