RADIOATIVIDADE
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO.................................................................................................4 2. DESENVOLVIMENTO....................................................................................5
3. ANEXOS..........................................................................................................7
4. CONCLUSÃO..................................................................................................8
5. REFERÊNCIAS...............................................................................................9
1. INTRODUÇÃO
Quase todos já ouviram falar, pelo menos uma vez na vida, sobre radioatividade. No entanto, o que vem à sua cabeça quando ouve a palavra “radiação”?
Através de uma pequena pesquisa, descobri que a maioria dos entrevistados se recordam automaticamente de algo que marcou a história do mundo: os bombardeamentos nucleares de Hiroshima e Nagasaki, no final da segunda guerra mundial.
No entanto, esses não foram os únicos “acidentes” nucleares que ocorreram no mundo. Diversos casos já foram registrados e todos eles são, considerados popularmente, por verdadeiras catástrofes.
Dessa forma, através deste trabalho, pretendo mostrar todos os lados da radioatividade, ou seja, não somente o lado negativo, mas também no quê eles são úteis, como são utilizados, benefícios e malefícios à exposição e até curiosidades.
Palavras-Chaves: radioatividade, nucleares, exposição, radiação. 2. DESENVOLVIMENTO
A radioatividade foi observada pela primeira vez pelo cientista francês Henri Becquerel em 1896 quando, acidentalmente, colocou um sal de urânio ao lado de um pedaço de filme fotográfico coberto. Para sua grande surpresa, o filme ficou exposto sem que nenhuma luz o tivesse atingido. Com isso, Becquerel concluiu que o urânio tinha emitido uma forma invisível de energia que expusera o filme.
Desde então, através de estudos e pesquisas, novos elementos