Radioatividade
Uma das suas principais utilidades é na Medicina, onde é usada no exame de Radioterapia, mamografia, tomografia computadorizada, ultrassonografia ou a popular radiografia (raio-X). O que compõe de átomos como o dos urânio,radio e tório serem instáveis, perdendo as partículas alfa, beta e gama. A radioterapia envolve a aplicação de radiações ionizantes capazes de criar íons e radicais livres nas células situadas no campo de irradiação. A longa exposição de organismos vivos à radiação pode provocar graves lesões no corpo, doenças diversas ou morte.
Os Benefícios da Radioatividade, há vários benefícios para o humano, entre eles produção de energia, esterilização de materiais médicos, diagnósticos de doenças e controle de câncer. Além de alguns alimentos, mas presente nas frutas, a radiação Iônica sobre elas, permite que dure por mais tempo.
Os efeitos da Radioatividade depende da quantidade acumulada no corpo e o tipo de radiação. A Radioatividade é inofensiva para o ser humano, mas em pequenas doses, mas se forem em altas podem causar lesões no sistema nervoso,no aparelho gastrintestinal , na medula óssea.Ocasionando por vezes morte.
Entre os elementos radioativos, os que se destacam é o urânio, polônio, radio, césio.
O elemento Urânio é extraído da natureza na forma de oxido, ele encerra os elementos químicos naturais, ou seja, a partir dele todos os outros classificados na tabela periódica são artificiais. Sua principal utilizada é na produção de energia nuclear, mas seu uso é variado indo de fotografia à Industria madeireira. O principal oxido é oxido uranoso, de aspecto negro, que é extraído cristais de coloração verde.Sua desintegração radioativa da origem ao elemento Plutônio.
O elemento químico Polônio , é um metal alcalino terroso, que é considera