Radioatividade
2.1) Conceito:
É a desintegração de núcleos instáveis com emissão de partículas e de radiações eletromagnéticas, com o propósito de adquirir estabilidade. A emissão de partículas transforma o elemento químico, pois modifica seu número atômico. A radioatividade é uma propriedade essencialmente nuclear, não depende do tipo do composto químico onde se encontra o átomo radioativo nem das condições físicas, como fase de agregação, temperatura e pressão às quais o composto é submetido. 2.2) Estabilidade nuclear:
A estabilidade nuclear depende diretamente da relação entre o número de nêutrons e o número de prótons existentes no núcleo do átomo.
a) n / p entre 1 e 1,5 Núcleo estável . Não ocorre decaimento.
b) n / p 1 Núcleo instável. Muitas partículas no núcleo. Emitem partículas .
c) n p Núcleo instável. Emitem partículas 0 -1 ou 1n 0.
d) p n Núcleo instável. Emitem partículas 0 +1 ou raios X.
Exemplos:
1º) 238U 92 42 + 234Th90
2º) 90Kr36 1n0 + 89Kr36
2.3) Emissões radioativas naturais:
É a emissão espontânea de partículas e de radiações. As emissões radioativas naturais e suas características principais estão relacionadas a seguir:
a) 42 Idêntica ao núcleo de Hélio (2 p e 2 n). São lentas (v = 30.000 km/s). Pequeno poder de penetração (folha de papel). Provoca: queimaduras. Alto poder de ionização (captura 2 elétrons, transformando-se no He).
b) 0 -1 Partículas leves. São rápidas (v = 290.000 km/s) Médio poder de penetração (chapa de chumbo de 2 mm). Provoca: sérios danos. Médio poder de ionização.
c) 00 São radiações eletromagnéticas (semelhante ao raio X). São muito rápidas (vluz = 300.000 km/s) Alto poder de penetração (chapa de chumbo de 5mm). Provoca: danos irreparáveis. Pequeno poder de ionização.
Obs: massa Símbolo Carga
2.4) Leis da