Radioatividade
partículas alfa (núcleos de hélio),
partículas beta (elétrons)
ou radiação gama (ondas eletromagnéticas curtas).
Radiação é a propagação da energia por meio de partículas ou ondas. Todos os corpos emitem radiação, basta estarem a uma determinada temperatura.
A radioatividade é um fenômeno natural ou artificial, pelo qual algumas substâncias ou elementos químicos, chamados radioativos, são capazes de emitir radiações, as quais têm a propriedade de impressionar placas fotográficas, ionizar gases, produzir fluorescência, atravessar corpos opacos à luz ordinária, etc.
A descoberta da radiação iniciou-se com o cientista Henri Becquerel em 1896, quando ele guardou placas fotográficas em sua gaveta que continha amostras de óxido de urânio. Surpreso ao ver que elas tinham sido impressas, Becquerel, suspeitou que algum tipo de energia havia causado esse efeito. Ao relatar esse fato à sua aluna Marie Sklodowska Curie, prontamente ela iniciou uma pesquisa e provou que o que havia ocorrido era um fenômeno ao qual ela chamou pela primeira vez de radioatividade. A jovem estudante que preparava seu doutorado descreveu esse fato, em sua tese afirmando que o urânio era portador de radiação, percorrendo assim um longo caminho na pesquisa da radioatividade ao lado de seu marido Pierre Curie. Vindo mais tarde a descobrir dois elementos radioativos Rádio e oPolônio.
Os 3 principais tipos de radiação são:
• Radiação α (alfa): núcleos de hélio.
• Radiação β (beta): elétrons com alta energia cinética.
• Radiação γ (gama): radiação eletromagnética de alta energia.
A química nuclear é extremamente importante ao passo que ela fornece meios seguros de manipular e explorar a radioatividade. A energia nuclear cresce a cada dia