Radioatividade
A radiação atômica é um fenômeno descoberto pelo cientista Antoine-Henri Becquerel em 1896 .Marie Sklodowska e Pierre Curie, um casal de cientistas, interessados pela descoberta de Becquerel acabaram descobrindo que todos os compostos que possuíam urânio tinham a propriedade de emitir esses raios, portanto ficou evidente que ele era o elemento responsável por emitir os raios desconhecidos. Assim, o casal nomeou este fenômeno como radioatividade, que significa emitir raios m 1897. Realizando experimentos com diferentes sais, estudando materiais fosforescentes, observou que sais de urânio eram capazes de sensibilizar um filme fotográfico, sais que mesmo não sendo fosforescentes eram capazes de tornar o papel preto, notando-se que partículas capazes de atravessar o papel eram liberadas do sal. Os cientistas envolvidos no principio acharam que se tratava de um fenômeno semelhante aos raios x, radiações descobertas no mesmo período. Porém, as novas radiações se tratavam de algo mais complexo. Em 1898, o casal descobriu o elemento que era 400 vezes mais radioativo do que o urânio, este elemento foi denominado “polônio”.
Radioatividade é um fenômeno nuclear
Radioatividade é um fenômeno nuclear. As reações nucleares são processos em que o núcleo de um átomo sofre alteração,o nuclídeo é o nome dado a um núcleo caracterizado por um número atômico e um numero de massa,radionuclídeo é um nuclídeo emissor de radiação.A diferença entre uma reação química e uma reação nuclear e que a reações químicas estão relacionadas á eletrosfera,os átomos estão unidos de maneira diferente,e essa união envolve os elétrons. Já uma reação nuclear provoca alterações no núcleo do átomo.
Estudo das emissões alfa, beta e gama
Os estudos realizados sobre o fenômeno da radioatividade, a partir do final do século XIX, comprovaram a existência de três tipos de radiações emergentes do interior dos átomos: os raios alfa, os raios betas e os raios gama.Raios alfa. De