RADIO
Iniciamos a visita ao CDI onde á primeira sala visitada foi a de um equipamento de raios-X computadorizado modelo Siemens Polydoros SX30, onde devido ao modelo é possível realizar vários tipos exames com múltiplos posicionamentos da mesa e uso de software com pré-ajustes de configuração ajudam em um melhor resultado final da imagem, este por sua vez utiliza a tecnologia de revelação a seco e suporta pessoas com peso de até 190 kg e 1,80m de altura.
No aspecto de infraestrutura da sala foi possível notar que a mesma possui ambiente climatizado, travesseiros, cobertor, comadre, papagaio, protetor de gônadas, oxigênio, ar comprimido, banheiro e uma planilha de limpeza diária do equipamento e da sala de responsabilidade do técnico para melhor atender as necessidades do paciente. Já no quesito segurança do ambiente nota-se preocupação com a radiação ionizante do equipamento, onde, as paredes da sala são grossas, se faz necessário o uso do colete de proteção de chumbo por parte do técnico radiologista que realiza o exame, o uso do dosimetro individual, uma sala de controle com vidro plumbifero, avisos nas portas sobre quando a luz vermelha estiver acessa não deve se entrar no ambiente, mulheres grávidas devem avisar que estão gestando antes de realizar o exame.
Mas o que é o Raios-X? O Raios-X é uma onda eletromagnética, como a luz visível, as ondas de rádio, os raios infravermelhos, e os raios ultravioletas. As ondas eletromagnéticas têm como características: a sua frequência e o seu comprimento de onda, sendo estas duas características inversamente proporcionais,