Radio
Vamos conhecer a história e os principais fatos que marcaram o início de um dos mais importantes veículos de comunicação em massa: o Rádio. Uma das formas de comunicação que mais influenciam e exercem peso sobre a família são aquelas que alcançam grandes numero de pessoas, como o rádio etc. Ressaltaremos o impacto que essa invenção causou na sociedade.
A descoberta do rádio
Os primeiros passos para a descoberta da rádio começaram a ser dados em 1863 quando em Cambridge – Inglaterra, James Clerck Maxwell demonstrou teoricamente a provável existência das ondas eletromagnéticas unificando toda a teoria de Faraday, Lorentz,Gauss e Ampere.
Maxwell era professor de física experimental, morreu e deixou apenas comprovada matematicamente esta teoria, sem a poder comprovar experimentalmente. A partir desta descoberta outros cientistas se interessaram pelo assunto. Entre estes pesquisadores destacaram-se alguns, um deles foi Henrich Rudolph Hertz, construiu um aparelho em 1887 onde se verificava a deslocação de faíscas através do ar, assim Hertz conseguiu passar energia elétrica entre dois pontos sem utilizar fios. Este aparelho produzia correntes alternadas de período extremamente curto, que variavam rapidamente.
No entanto, o primeiro sistema de rádio surge por intermédio de Nikola Tesla, que mais contribuiu do ponto de vista prático e experimental para a descoberta do rádio.
No ano de 1893, o padre, cientista a engenheiro gaúcho, Roberto Landell de Moura realiza os primeiros teste de transmissão de fala por ondas eletromagnéticas, sem fio. Devido aos seus testes, a Marinha Brasileira pode realizar diversos testes telegráficos no encouraçado Aquibadan. Toda via o mundo acaba por reconhecer o cientista Guglielmo Marconi como o “descobridor do rádio”.
Em 1896, Marconi demonstra o funcionamento dos seus aparelhos de emissão e recepção de sinais na própria Inglaterra e foi nesta altura que percebeu a importância