Radio no mundo
Introdução…………………………………………………………….….…….3
Conclusão……………………………………………………………..….......17
Anexos...................................................................................................19
Bibliografia…………………………………………………………….……..20
Introdução
Este trabalho de pesquisa, elaborado no âmbito da disciplina de Física e Química, tem por objetivo a coleta de conhecimentos sobre a rádio e o seu desenvolvimento no mundo e em Portugal.
A rádio é um recurso tecnológico de telecomunicações utilizado para proporcionar comunicação através da transmissão e receção de informações sonoras previamente codificadas num sinal eletromagnético que se propaga através do espaço. Esse sinal eletromagnético é constituído por ondas de diferentes comprimentos, que são classificadas em ondas curtas de alta frequência ou ondas longas de baixa frequência.
Características da Rádio
A comunicação estabelecida pela rádio, como em tantos outros meios de comunicação, pode ser caracterizada como pública, transitória e rápida. Pública porque as mensagens não são endereçadas a ninguém em particular, estando o seu conteúdo aberto ao critério público. Rápida porque as mensagens são endereçadas para atingir grande audiência num tempo relativamente curto, ou mesmo simultaneamente. Transitória, pois a intenção é de que sejam ouvidas imediatamente, não se destinando a registros permanentes, embora naturalmente hajam exceções, como filmotecas, gravações, etc.
A rádio tem uma narrativa única e uma relação privilegiada com o público, não apenas pela estrutura de comunicação, como também por se assumir como um meio de comunicação bidirecional, que permite a participação dos recetores na comunicação.
Este meio de comunicação pode ser caracterizado como essencialmente auditivo, formado pela combinação da voz ou locução e da música.
Uma estação de radiocomunicação