radio local
1.ÂMBITO E NECESSIDADES
AlgumasRádio ONZE 98,9 mhz São Paulo, apresenta nesta H.P. algumas orientações básicas para a RCAquem quer montar e participar de uma Rádio Livre ou Comunitária.
Algumas orientações técnicas aqui dispostas são conceituais, porém são calcados nos interesses comuns da Democracia na Comunicação.
Notamos que o interesse de grupos afins são evidentes, porém, em alguns casos, nota-se algum despreparo dos interessados em constituir minimamente a emissora.
Uma rádio comunitária se faz-se em EQUIPA. Junte o pessoal interessado, competente , reunindo as pessoas e responsávelinstituições interessadas, competentes e responsáveis pela organização, operação e manutenção. LembreNote-se que no começo tudo pode parecer difícil, (ninguém quer ser o pai de uma criança que ainda não nasceu, mas depois que ela nasce, todo mundo quer ser o seu padrinho) e poderão aparecer muitas pessoas interessadas em participar dono projeto, e a maneira mais adequada para reger essa organização é, quase sempre, através de uma ASSOCIAÇÃO CULTURAL E COMUNITÁRIA devidamente instituída com estatuto, Direcção e registo público em Cartório Civil.
Montar uma Rád iorequerRádio, requer muita dedicação e disponibilidade dos participantes. É preciso que cada um tenha plena consciência do que está fazendo e o que quer com isso. Instalem-seInstalação em local seguro, viável técnica e topograficamente. Lembre-se, recordando que quanto mais alta estiver a antena, maior será a possibilidade da ampliação do raio de ação da rádio. Recomenda-se que a rádio trabalhe em local próprio ao seu funcionamento. Já vimosexistirams rádios serem instaladas em locais dos mais absurdos possíveis. Funcionam, mas costumam dar incômodos aresultar em prejuízo da própria operacionalidade do sistema.
Uma rádio costuma ser freqüentada a qualquer hora do dia e da noite dependendo do seu modo de atuação, portanto empróximo de residências familiares nunca