Radier
Funciona como uma laje contínua feita de concreto armado por toda a área da construção em contato direto com o solo. Essa estrutura distribui a carga dos pilares da construção por toda a extensão do radier passando para o terreno. Possui aproximadamente 10 cm de espessura e é utilizado em obras pequenas (casas térreas). Nessa laje já é feita toda instalação elétrica e hidráulica, onde as esperas ficam prontas para o restante da instalação ao longo da construção. Para um bom desempenho da fundação, o solo sobre o qual vai ser feito o Radier, deve ter compactação mínima de 95%.
Para entender melhor como funciona o Radier, imagine pisar num terreno de barro muito mole, totalmente encharcado depois de uma chuva, seu pé com certeza vai afundar. Agora coloque sobre esse terreno uma chapa de madeira e pise sobre ela. A chapa distribui os esforços provenientes do seu peso, impedindo-o de afundar.
Vantagens do Radier: economia (reduz até 30% do custo), agilidade (rápida execução), praticidade (reduz a mão de obra), elimina processos como escavação, viga de baldrame e contrapiso.
Passos para a confecção da fundação Radier:
1) O responsável pela topografia marca os pontos do terreno que precisam ser nivelados até atingir a cota desejada;
2) Deve ser feito o nivelamento do terreno, aterro e corte onde necessário;
3) Depois de espalhada, a terra deve ser compactada pelo rolo compressor;
4) Conferência do nivelamento
5) Deve ser feita a vala ao longo do perímetro do radier, logo após, recebe o alinhamento e os gabaritos;
6) Deve ser feita as valas por onde passaram as tubulações hidráulicas;
7) Montagem das formas dentro das valas;
8) Verificação do alinhamento do perímetro;
9) Verificação no nível das formas;
10) Deve ser colocada uma camada de brita de aproximadamente 7 cm para fazer o nivelamento fino do terreno, o que evita o contato da armação com o solo;
11) Nos trechos de passagem das tubulações recebem cimento misturado com areia, ao invés