Radiações
EMISSÃO ALFA α
Rutherford foi quem observou diferentes níveis de penetração da radiação alfa, em relação as demais radiações.
A radiação Alfa α é constituida por partículas positivas, formadas por dois prótons e dois neutrons, ou seja, iguais ao núcleo do hélio.
Esse tipo de radiação é lento, quando comparado a outros tipos, por ser constituido de partículas relativamente pesadas. É por isso também que o poder de penetração dessas partículas é pequeno, sendo retidas até mesmo por uma folha de papel. Por outro lado, seu poder de ionização é alto, pois captura elétrons do ambiente, transformando-se em átomos de hélio.
Nas transformações nucleares, átomos de um elemento químico são transformados em átomos de outro elemento.
EMISSÃO BETA β
Descoberta por Becquerel, a Emissão Gama β é constituida por partículas iguais aos elétrons, emitidas á altíssima velocidades por núcleos radioativos.
A radiação beta é geralmente aceita como sendo uma série de emissões.
EMISSÃO GAMA γ
Descoberta por Paul Villard a radiação é constituida por ondas eletro-magnéticas semelhantes aos raios X. Não possui caga em massa. Por isso, é dotada de alta velocidade e poder de penetração maior que as radiações alfa e beta. Esse tipo de rdiaççao pode atravessar o corpo humano. Para minmizar os efeitos da exposição durante a utilização, empregam-se babeiras de chumbo ou concreto.
Como não possui carga elétrica, essa tipo de radiação não sofre interfêrencias do campo elérico como já foi dito.
Átomos que emitem radiação gama não perdem seu identidade, ou seja, continuam com seu números atômico e de massa inalterados.
A emissão de radiação gama por núcleo atômico é normalmente