Radiações, suas fontes e efeitos
Radiação pode ser definida como qualquer entidade capaz de transferir energia independente de meio material. Essa radiação pode transportar sua energia a partir de um corpúsculo ou partícula ou ainda em sua forma puta, um "pacote" de energia móvel, sem carga e cuja massa só existe em função de sua velocidade, o fóton.. Podemos citar e exemplificar os tipos de radiações da seguinte forma:
- Corpuscular: Radiação que transporta energia atrelada a uma partícula. Ex: positron( beta positiva)
- Eletromagnética: Energia transportada em sua forma pura. Ex: raio x e raio gama.
- Ionizante/ Não ionizante: Energia suficiente ou não para arrancar o elétron mais fracamente ligado do seu orbital.
Dessa forma, é possível definir o significado de 1º potencial de ionização, como sendo a energia orbital do elétron mais fracamente ligado de determinado átomo, portanto é a energia mínima necessária de uma radiação para ionizar aquele átomo.
Qualquer corpo ou ponto material capaz de emitir ao menos um tipo de radiação pode ser chamado de: Fonte de radiação. Elas podem ser nucleares (ex alfa, beta positivo, beta negativo) ou não nucleares ( interações atômicas, oscilação elétrica, aquecimento de sólidos). Sendo subdividida em:
- Extraterrestre/ Terrestre: Estando ou não no ambiente planetário.
- Natural/Artificial: Produzida ou não pelo homem.
- Externa ou Interna: A fonte estando ou não dentro do indivíduo.
As interações das radiações podem ser de dois tipos:
- Ionização x e Gama: Quando uma radiação eletromagnética atinge um eletrón orbital, sendo ionizante, ejeta-o de sua orbita em um processo denominado efeito fotoelétrico. Caso haja energia remanescente, essa desvia-se em um angulo teta, podendo ou não atingir outros elétrons orbitais.
- Excitação UV ou atômico: O fóton UV ao atingir elétrons orbitais, desloca-os pra orbitais mais energéticos, deixando assim, o átomo excitado. Tal elétron tende a retornar a sua orbita e o átomo a