radiação
Departamento de Geografia da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO) - Paraná, Brasil msilva@unicentro.br Estado e poder local: ensaio teórico sobre estudos no Brasil (Resumo)
O estudo das teorias e das formas de poder, dentre elas as do Estado, das elites, dos grupos de interesses, dos micro-poderes, do poder de influência etc, estão relacionados, neste texto, à formação do Estado patrimonialista brasileiro e as estruturas que comprometeram suas transformações ou possibilitaram suas permanências, como às singularidades expressas no poder local. O poder dos grupos locais ora está em disputa e ora está em associação, sendo compreendido a partir de sua história e memória próprias, por identidades e práticas políticas determinadas. Com isso, é socialmente construído, mesmo configurando-se, no Brasil, a partir do município, ou seja, também como recorte territorial localizado e localizável. O objetivo, assim, é o de discorrer sobre a formação do Estado brasileiro e sua relação com o poder local por meio de um ensaio que buscou aglutinar estudos que deram origem e contribuíram para a fundamentação teórico-empírica do mesmo a partir dos anos 1950. Os aportes metodológicos diferenciados e os critérios específicos das abordagens tornaram o tema poder local instigante e fizeram com que o mesmo fosse pesquisado por correntes sociológicas, históricas, antropológicas, geográficas, da Ciência Política, todos com expressividade analítica que os tornaram referência, até os dias atuais, reafirmando a pertinência das pesquisas sobre poder nessa escala de análise.
Palavras-chave: poder, Teorias sobre poder local; Estado patrimonialista brasileiro
As formas de poder e o Estado
Ao tratamento dos temas do Estado ou a ele relacionados dá-se o nome de política. O Estado e a política têm em comum a referência ao poder. Não há teoria política que não parta, direta ou indiretamente, de uma definição de poder e de uma análise do fenômeno do poder. Assim,