radiação
Ano Letivo 2013/2014
Disciplina: Educação Física
Docente: João Bonfim
TEMA DO TRABALHO: DOPING
Trabalho Realizado por:
Beatriz Carvalho
Bruna Barros
Daniela Queda
Telmo Sousa
11ºB
Índice
INTRODUÇÃO:
A temática que nos foi dada para a realização deste trabalho foi o Doping. O tema suscitou uma enorme curiosidade ao grupo, devido a essa curiosidade, quisemos estar mais informados sobre o consumo de Doping, mas também sabermos que é um dos temas mais preocupantes hoje em dia, não só pelo facto de esta substância ‘’ trocar’’ a verdade desportiva, mas também porque o consumo desta substância é bastante perigosa e prejudicial para a saúde. O nosso grupo pretende dar a conhecer à turma a definição de Doping, no que consiste, os vários métodos de utilização, as técnicas utilizadas e quais os problemas perante a saúde.
DOPING- DEFINIÇÃO
Doping bioquímico ou simplesmente doping é a utilização de substâncias proibidas no desporto, por promoverem o aumento ilícito do rendimento do atleta, humano ou animal. Essas perigosas substâncias fazem com que os atletas tenham um melhor rendimento físico no desporto, provendo-lhes vantagens competitivas desleais, pois desiguais, em relação aos demais que elas não se utilizam.
As substancias pertencentes as seguintes classes farmacológicas:
Estimulantes: pseudoefedrina, efedrina, anfetamina.
Narcóticos: morfina, codeína, propoxifeno.
Agentes anabólicos: testosterona, nandrolone, stanozolol.
Diuréticos: hidroclorotiazínicos, furosemide.
Betabloqueadores: propranolol, atenol.
COMBATE AO DOPING
Os vencedores das provas individuais e algumas atletas de equipas coletivas, escolhidos a sorte, são obrigados a conceder uma amostra de urina para se proceder ao exame da mesma (exame antidoping). A lei também permite a convocação de outros atletas sob suspeita.
O material colhido é