Racismo
O racismo não é algo presente e sim , uma herança de um processo de mão de obra barata e exploração dos colonizadores sobre os colonizados. Pode-se perceber que existe uma relação muito próxima entre racismo e escravidão, baseados em interesses econômicos e sociais da população branca e europeia que resultava em poder e superioridade.
O racismo pode ser conceituado como: qualidade ou sentimento de indivíduo racista; atitude preconceituosa ou discriminatória em relação a indivíduo(s) considerados(s) de outra raça. Em outras palavras é o ato de colocar uma pessoa em situação de inferioridade, subjugada por causa de sua cor de pele ou etnia, em detrimento de outra que, por causa de sua situação racial que sem duvida é um dos grandes agentes principais que tem causado à violência em nosso dia-a-dia.
A ocupação do território brasileiro realizou-se por meio da produção do açúcar, então muito procurado no mercado mundial. Estabeleceu-se aqui a cultura da cana-de-açúcar, destinada à produção em larga escala, para abastecer o mercado europeu. Isto se baseou no uso e na exploração do solo através da cultura extensiva que exigia uma mão- de- obra numerosa e barata.
A chegada dos negros no Brasil foi por volta do século XVI com vitimas do comercio de escravos que se desenvolveu na America ate o século XVIII chegando a constituir uma parcela importante da população, a que exercia as tarefas mais pesadas e ocupava status social mais baixo. Grande parte da população negra foi obrigada a trabalhar nas propriedades rurais, inserindo-se num sistema patriarcal de produção rural. Inicialmente o índio foi muito usado como escravo, mais aos poucos a escravidão africana foi se ampliando num trafico negreiro se impôs.
Segundo os dados do IBGE 2010, o Brasil foi o ultimo pais de o mundo abolir o trabalho escravo de pessoas de origem africana, em 1888, após ter recebido, ao longo de mais de três séculos, cerca de quatro milhões de africanos como