Racismo
1.Você acha que o racismo é um mal do século 21 no Brasil? Justifique por quê?
O racismo não é o mal do século em minha opinião, desde que ocorreu a abolição após a libertação dos escravos não tiveram leis e cumprimentos rigorosos e muito menos a inserção dos negros na Economia Educação e na própria sociedade. Outro agravamento do racismo no Brasil fora a ideologia do branqueamento, apoiada pelo governo, o qual facilitava a entrada imigrantes europeus e árabes em terras brasileiras. Na maioria dos casamentos os negros procuravam se casar com brancos afim de tentar “clarear” a família e que o filho não passassem pelos mesmos constrangimentos.
1 Descreva com base em relatos, documentários e fatos reais, as consequências do racismo nas organizações no Brasil.
Fato real
A dona-de-casa Clécia Maria da Silva, de 56 anos, foi parar no hospital depois de ser acusada de furto em uma loja da rede de supermercados Walmart, em Osasco, na Grande são Paulo. A cliente portava o cupom fiscal que comprovava o pagamento das mercadorias. Ainda assim, foi constrangida por um segurança, que revistou sua bolsa. Segundo a médica que atendeu a dona-de-casa, ela teve uma crise de hipertensão e ficou próximo de sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC).
O segurança teria dito que “isso acontece mesmo com os pretos”, segundo relato da cliente. A ocorrência foi registrada como calúnia no 9º Distrito Policial de Osasco, no dia 18 de fevereiro. O advogado Dojival Vieira, que acompanha o caso, pedirá ao delegado abertura de inquérito por injúria racial e constrangimento ilegal.
“Frequentemente, quase cotidianamente, as pessoas que são alvos dessas violências, dessas humilhações, desses constrangimentos e desses vexames são pessoas negras de todas as idades.”
O Walmart possui 400 lojas no Brasil. Em 2010, as unidades da empresa espalhadas pelo mundo faturaram quase US$ 410