racismo
O racismo, não é mais do que uma teoria que afirma a superioridade de uma raça em relação a outra. Nesta teoria assenta a defesa do direito de dominar ou mesmo reprimir as raças consideradas inferiores.
O racismo é pois, uma atitude preconceituosa e discriminatória contra indivíduos de certas raças ou etnias.
Existem vários tipos de racismo o:
-Racismo Individual: Realça-se nos lugares mais estranhos, nas atitudes, nos comportamentos e ate nos interesses pessoais que estão socializados entre várias raças.
-Racismo Institucional: demonstrado em locais institucionais como por exemplo, no nosso trabalho, na justiça, na economia, na política e nas instituições.
-Racismo cultural: Manifesta-se nos valores, nas crenças, na religião, na língua, na música, na filosofia, na estética entre outros. Racismo Primário: É o fenómeno emocional ou passional, sem qualquer elaboração ou justificações.
O racismo e preconceito estão interligados. O racismo é um tipo de preconceito, um preconceito racial ou étnico, ou seja, uma ideia pré-concebida a respeito de uma etnia, uma raça ou um povo em particular.
O preconceito normalmente pode não estar ligado exclusivamente à aparência física de uma pessoa ou povo.
O preconceito pode estar ligado a uma escolha ou estilo de vida de uma pessoa. Pode também haver preconceito relativo à classe social de uma pessoa, por exemplo as pessoas pobres.
O racismo é comum em todos os países do mundo mas na pesquisa que fizemos percebemos que a taxa de racismo é superior nos países onde existe uma maior quantia de emigrantes como por exemplo:
1º Estados unidos da américa
2º Reino unido
3º Austrália
4º Ruanda
5º Japão
6º Alemanha
7º Israel
8º Rússia
9º Paquistão
10º India
Algumas das maiores instituições do mundo têm formado campanhas contra o racismo. A FIFA é uma delas.
A FIFA reconhece a sua responsabilidade nos esforços para acabar com todas as formas de preconceito no futebol.
A discriminação