Racismo
Ano lectivo:2012/2013
Disciplina: Historia
Trabalho Elaborado por :Diana Resendes nº5 10ºC
Neste trabalho vou falar sobre a história do Racismo. Quando houve os primeiros contatos entre conquistadores portugueses e africanos, no século XV, não houve atritos de origem racial. Os negros e outros povos da África entraram em acordos comerciais com os europeus, que incluíam o comércio de escravos que, naquela época, era uma forma aceite de aumentar o número de trabalhadores numa sociedade e não uma questão racial.
1126490312420
1
O racismo é o modo de pensar em que se dá grande importância à noção da existência de raças humanas distintas e superiores umas às outras. Onde existe a convicção de que alguns indivíduos e sua relação entre características físicas hereditárias, e determinados traços de carácter e inteligência ou manifestações culturais, são superiores a outros .O racismo não é uma teoria científica, mas um conjunto de opiniões pré concebidas onde a principal função é valorizar as diferenças biológicas entre os seres humanos, em que alguns acreditam ser superiores aos outros de acordo com sua matriz racial.
2
Antigamente, o racismo surgia muito ligado à escravidão. Depois, com a sua proibição, surgiram movimentos apoiantes do genocídio de determinadas raças, como o nazismo. O racismo teve as suas origens principalmente devido à exploração de povos na antiguidade, pois eram utilizados grupos humanos considerados de “ raça inferior “ para a trabalhar como escravos. Estes grupos eram constituídos na sua maioria por pessoas de raça negra, estes eram trazidos do seu paisseus países de origem para trabalharem como escravos, produzindo nos países para onde iam riqueza para os colonizadores do país, devido a esta marginalização é bom salientar que a escravidão foi uma das principais razões para a origem do racismo. O racismo foi inventado pelos ricos para manter os trabalhadores divididos para que