racismo
O racismo é a tendência do pensamento que dá grande importância à noção da existência de raças humanas distintas e superiores umas às outras. Esta noção é justificada pela defesa de que as capacidades intelectuais e a cultura se transmitem de forma hereditária e desigual de acordo com as raças.
O racismo não é uma teoria científica, mas um conjunto de opiniões pré-concebidas.
Alguns Conceitos
"Por raça entendemos características físicas, como a cor da pele, tratadas pelos membros de uma comunidade ou de uma sociedade como etnicamente significativas – assinalando características culturais distintas.” Contudo, “não existem características nítidas que permitam distribuir os seres humanos por raças diferentes”.
“Racismo significa atribuir falsamente características hereditárias de personalidade ou de comportamento a indivíduos com uma dada aparência física. Um racista é alguém que acredita que existe uma explicação biológica para características de inferioridade supostamente possuídas por pessoas de um ou outro tipo físico.”
“Ter preconceitos significa manter opiniões preconcebidas acerca de um indivíduo ou grupo; a discriminação refere-se a comportamentos que privam os membros de um grupo das oportunidades abertas a outros.”
“Certos setores da população formam grupos étnicos pelo fato de partilharem características comuns que os separam dos outros, no interior dessa população. As diferenças étnicas são totalmente aprendidas, embora, por vezes, sejam vistas como «naturais».”
“Um grupo minoritário é aquele cujos membros são discriminados pela maioria da população de uma sociedade. Os membros dos grupos minoritários têm frequentemente um forte sentido de solidariedade de grupo, derivado, em parte, da experiencia colectiva da exclusão.”
“O fechamento