Racismo
Estereótipo étnico é uma forma de representar um grupo étnico ou povo de forma generalizada como se todos fossem iguais. No Brasil é comum estereotipar populações indígenas. Já o preconceito é uma atitude discriminatória que baseia conhecimentos surgidos em determinado momento como se revelassem verdades sobre pessoas ou lugares determinados. Costuma indicar desconhecimento pejorativo de alguém ao que lhe é diferente. As formas mais comuns de preconceitos são o racial, social e sexual, Acho que um não tem conotação com o outro, se bem que do ponto de vista de quem vê, pode-se confundir, mas ambas as formas são bem distintas.
Características Básicas do Preconceito “Tinha que ser Negro”
Julgar algo ou alguém sem conhecer o seu interior, até mesmo julgar alguém somente pela aparência, cor, raça, etnia, opção sexual etc.. É você falar mal/tratar e afim alguém que você mal conhece, é como julgar o livro pela capa. Isso é preconceito, do latim. Conceito conhecimento sobre determinada coisa, o conceito como um todo sobre aquela pessoa ou objeto.
O Estereótipo nos Meios de Comunicação e na Escola
Os meios de comunicação de massas produzem “inimigos internos”. Seria de suma importância um maior rigor e critérios por parte da população para com os assuntos noticiados. O desconhecimento quanto à profundidade dos problemas sociais é o grande causador da falta de questionamento da sociedade, que passa a aceitar e a difundir as ideias tal como a comunicação as quer transmitir, manipulando os indivíduos.
A maioria dos meios de comunicação utiliza estereótipos simplistas para vender as notícias e os produtos de entretenimento. Poucas vezes notamos alguma tentativa de desmistificação desses preconceitos, antes pelo contrário ainda os intensificam.
A participação da escola, na construção de sujeitos femininos e masculinos, está relacionada com a concepção da sociedade. A escola deve abrir espaços para a diversidade e o educador deve ser mediador