racismo e injuria
É importante discutirmos esse assunto, pois podemos ver que hoje o Brasil sofre com um grande aumento de discriminações que resulta em sérios distúrbios sociais e uma subdivisão na sociedade tendo como alvo as classes sociais. Para que possamos acabar com as diferenças e integrá-los definitivamente na sociedade o primeiro passo é acabar com a discriminação racial, ou seja, o racismo e a injuria.
Nesse artigo iremos abordar os assuntos em questão:
Conceito de Racismo e injuria racial.
Danos causados por ambos.
Penas aplicáveis.
Como diferenciar racismo de injuria.
Diferenças entre racismo e injuria racial:
Racismo: Somente será aplicado quando as ofensas não tenham uma pessoa ou pessoas determinadas, e sim venham a menosprezar determinada raça, cor, etnia, religião ou origem, agredindo um número indeterminado de pessoas.
Injuria racial: A injúria consiste em ofender a dignidade e o decoro de uma determinada pessoa, imputando-lhe qualidade negativa.
O crime de racismo é imprescritível e inafiançável, enquanto que o de injúria racial o réu pode responder em liberdade, desde que pague a fiança, e tem sua prescrição determinada pelo art. 109, IV do CP em oito anos.
Explicação
É um tema atualmente polemico, e muito discutido em todos os âmbitos sociais. O racismo é muito confundido com injuria racial, mas ambos são diferentes e tem pena e descrição diferente uma da outra. O racismo e a injuria racial