Racismo Pronto
INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
DIREITO
RESENHA DO LIVRO “RACISMO: A VERDADE DÓI. ENCARE”
Graziele Alves
Larissa Helena dos Reis
Priscila Xavier
Suelen Teixeira de Araújo Rocha
Volta Redonda/ RJ
2015
CENTRO UNIVERSITÁRIO GERALDO DI BIASE
INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
DIREITO
RESENHA DO LIVRO “RACISMO: A VERDADE DÓI. ENCARE”
Atividade avaliativa da Disciplina de Filosofia Jurídica, proposta pelo professor Cleber Vicente ao 2º Período do curso de Direito.
Volta Redonda/ RJ
2015
1. Racismo
O texto em questão abrange um assunto do qual na maioria das vezes nos calamos, ou não damos a menor importância, no livro ‘Racismo’; a verdade dói. Encare. A autora nos mostra o nascimento do racismo.
Até o século XV, não existia julgamento a qualquer humano sobre a cor da sua pele, até que os europeus que se julgavam ‘superiores’ precisavam descobrir novas rotas marítimas para o comércio, tiveram assim, contato com outras etnias com culturas e civilizações diferentes.
Para eles não passavam de seres inferiores, pelo fato de não serem brancos e não compartilharem dos mesmos costumes, assim começaram a explorar esses ‘selvagens’ para encontrar ouro, pedras, e plantas. Com o tempo passaram a traficar negros de países como a Angola, Senegal e outros para a obtenção de mão de obra.
Árabes são falsos, judeus são gananciosos, argentinos são prepotentes, os negros são acomodados e não tem iniciativa. As frases, as piadas e os mitos de racismo vão se criando no decorrer da historia, e a história vai se rendendo ao racismo. Qualquer raça pode se relacionar com a outra, não há restrições contra isso, e muito menos a definição de que exista ou não uma raça superior à outra.
2. Diversidade racial
A diversidade racial abordada no texto nos faz refletir de como já avançamos nessa questão para lutar contra a desigualdade. Grandes empresas multinacionais usam a diversidade a seu favor. A mistura de