Racismo no Futibol
É evidente casos de racismo no futebol, sempre existiram, nos ultimos meses, ficou ainda mais aparente com a divulgação da midia, que passou a dar grande importancia aos acontecimentos; não podemos esquecer das campanhas contra o racismo no futebol lançadas por escritorios de publicadade com a finalidade de promover a imagem do jogador. Não estou dizendo que o racismo não existe, pelo contrario ele existe e sempre existiu, so que existem oportunistas que veem nisso a chance de se promover atraves destes acontecimentos. Acho que podemos seguir estas duas linha de pensamento. Que voces acham? Boa tarde Renata e colegas,
Concordo com sua linha de raciocínio, é evidente a questão do racismo no Futebol, porém, não podemos deixar de citar que a mídia aproveita de tais fatos para explorar de outra maneira o "racismo do futebol", por exemplo, diariamente diversos outros minorias (ou maiorias) da sociedade sofrem preconceito, como o povo nordestino que muito ajudou e continua ajudando para o progresso do país na região sul/sudeste, cadê a mídia nestes casos???, Bom dia Colegas!
Não consigo abrir as orientações para a produção de texto mas em funcção do que foi dito pelos dois colegas vejo que é em relação ao racismo no futebol. Racismo, existiu , existe e sempre existirá racismo. Concordo com os dois pensamentos. Tentarei abrir em outro computador para eu ter acesso as orientações.
O mito da democracia racial, ainda presente no imaginário da população brasileira, foi um avanço sociológico na época de sua criação, nos anos de 1930, quando se consolidava um "racismo científico" e com características eugênicas. Contudo, ao mesmo tempo em que incorpora a presença da contribuição negra na formação nacional, naturaliza os espaços subordinados que negros e negras ocupam na sociedade e invisibiliza as relações de poder entre as populações negra e branca.
O resultado é uma sociedade em que o racismo e as desigualdades