Racionalização de energia
Professor: Rodolfo Bezerra
1
PROCESSO DE ESTAMPAGEM 1. FUNDAMENTOS (O que é)
Estampagem é um processo de conformação mecânica, geralmente realizado a frio, que engloba um conjunto de operações. Por meio dessas operações, a chapa plana é submetida a transformações que a fazem adquirir uma nova forma geométrica, plana ou oca. Isso só é possível por causa de uma propriedade mecânica que os metais têm: a plasticidade.
As operações básicas de estampagem são: • corte • dobramento • estampagem profunda (ou "repuxo")
2
PROCESSO DE ESTAMPAGEM 1. FUNDAMENTOS (O que é) As operações estampagem: • corte • dobramento • estampagem profunda (ou "repuxo")
3
PROCESSO DE ESTAMPAGEM 1. FUNDAMENTOS (material)
Assim como nem todo material pode ser laminado, nem todo material pode passar pelas operações de estampagem.
As chapas metálicas de uso mais comum na estampagem são as feitas com as ligas de aço de baixo carbono, os aços inoxidáveis, as ligas alumínio-manganês, alumínio-magnésio e o latão 70-30 (70% de cobre e 30% de zinco), que tem um dos melhores índices de estampabilidade entre os materiais metálicos.
4
PROCESSO DE ESTAMPAGEM 1. FUNDAMENTOS (Usos – vantagens) Devido às suas características este processo de fabricação é apropriado, preferencialmente, para as grandes séries de peças, obtendo-se grandes vantagens, tais como:
Alta produção; Reduzido custo por peça; Acabamento bom, não necessitando processamento posterior; Maior resistência das peças devido à conformação, que causa o encruamento no material Baixo custo de controle de qualidade devido à uniformidade da
produção e a facilidade para a detecção de desvios.
5
PROCESSO DE ESTAMPAGEM 1. FUNDAMENTOS (Qualidade da chapa) Além do material, outro fator que se deve considerar nesse processo é a qualidade da chapa. Os itens que ajudam na avaliação da qualidade são: Composição química, Propriedades mecânicas, Especificações