Racionalismo
- É a corrente filosófica que iniciou com a definição do raciocínio que é a operação mental, discursiva e lógica. Usa uma ou mais proposições para extrair conclusões se uma ou outra proposição é verdadeira, falsa ou provável.
- O primeiro grande filósofo moderno foi René Descartes com principio de rejeição as certezas dogmáticas e prontas partindo como ideia principal a dúvida como forma de compreender o mundo, propôs meio de aprender a realidade através de conceitos claros e distintos que se denomina como dúvidas metódicas.
- o racionalismo se define como uma doutrina com oposição ao ceticismo, ao empirismo, ao ceticismo, que atribui à razão humana com a capacidade exclusiva de conhecer e estabelecer a verdade considerando a razão como independente da experiência sensível, posto ser ela inata imutável e igual em todos os homens, rejeitando toda e qualquer intervenção dos sentimentos e das emoções, sendo que no domínio do conhecimento a única autoridade é a razão.
PRINCIPAIS PENSADORES:
René descartes
Era, muitas vezes, chamado como o fundador da filosofia moderna e da matemática moderna. Nasceu em La Haye, a cerca de 300 quilômetros de Paris. Seu pai, Joachim Descartes, advogado e juiz, possuíam terras e o título de escudeiro. Com um ano de idade, Descartes perdeu a mãe, Jeanne Brochard, no seu terceiro parto, e foi criado pela avó. Seu pai se casou novamente e chamava o filho de "pequeno filósofo". Mais tarde, aborreceu-se com ele quando não quis exercer o direito. Em 1618, Descarte foi para a Holanda e se alistou no exército de Maurício de Nassau. A escola militar era, para ele, uma complementação da sua educação. Nessa época fez amizade com o duque filósofo, doutor e físico Isaac Beeckman, e a ele dedicou o "Compendium Musicae", um pequeno tratado sobre música.
Em 1619, viajou para a Dinamarca, Polônia e Alemanha, onde, segundo a tradição, no dia 10 de novembro, teve uma visão em sonho de um novo sistema