Racionalismo
O racionalismo afirma que tudo o que existe tem uma causa inteligível, mesmo que essa causa não possa ser demonstrada teoricamente, tal como a causa da origem do Universo. Privilegia a razão em detrimento da experiência do mundo sensível como via de acesso ao conhecimento.
Ocorreu com grande força na Europa durante os séculos XVII e XVIII, mesmo muito antes de ter havido tentativas em torno do direito contra os fatos do experiência, foi formulada por René Descartes, que acreditava que a geometria representava o ideal de todas as ciências, sendo uma ciência exata, por isso, esta corrente é caracterizada por real, conceitos ou sistemas mentais e a explicação da ciência em termos lógicos.
Racionalismo afirma que nascemos com o conhecimento, nós apenas temos que lembrar deles, também argumenta que a fonte de todo o conhecimento é a razão, que rejeita a idéia dos sentidos, Descartes pensou referindo-se aos sentidos: "estes enganar-me um pouco tempo, então eu acho que eles sempre podem enganar ". Descartes é considerado o pai do racionalismo moderno, pois antes dele, nunca houve outro tão obcecado pela racionalidade antes, tudo para ele, tinha que ser provado.
O empirismo é o conhecimento que se da através da experiencia, e o racionalismo é o conhecimento que se da através da razão. Ou seja, o empirismo acredita q o conhecimento do mundo é conseguido através dos sentidos, da experiencia. E o Racionalismo, acredita q o conhecimento