racionalismo x empirismo
Introdução
Ao Longo da História da Filosofia houve varias Tentativas de para explicar o Modo Como O Homem conhece e como Coisas - TIPOS de objectos - Que E Capaz de Conhecer; OS Filósofos also se preocuparam com o Alcance, Os Limites ea Validade Desse Conhecimento. DESDE o Início Opaco OS Filósofos se perguntam: Qual a Origem UO Fundamento do Conhecimento? PODEMOS ATE Onde Conhecer? PODEMOS Será, Que da Conhecer Tudo UO HÁ Limites e limitações AO Nosso Conhecimento? Será, Que conhecemos um tal Realidade Como Ela E los si MESMA OU O Nosso Conhecimento e A Nossa Medida, moldado Pelo Modo Como o Sujeito E constituído?
Estás questões expressam preocupações de Natureza gnoseológica e São Constantes AO Longo da História da Filosofia. O Modo Como se ma respondido a questões ESTAS conduziu à Existência de multiplas Teorias explicativas do Conhecimento, um sabre, empirismo, racionalismo, apriorismo, cepticismo, dogmatismo, OUTRAS entre.
Nas Três Lições seguintes, analisaremos Primeiro o Racionalismo cartesiano, EM SEGUIDA o Empirismo Humiano e consolidaremos com a elaboração de hum Esquema comparativo. Posteriormente estudaremos UMA Teoria muitas Vezes Chama de conciliadora, OU SEJA, Onde Sentidos e Razão colaboram Entre si não cognitivo Processo. PODEMOS Chama-la de apriorismo UO de Filosofia Transcendental EO Seu autor FOI Immanuel Kant .
O Racionalismo Cartesiano
Começaremos POR analisar hum Texto de Descartes Presente na SUA obra O Discurso do Método.
Da Dúvida AO cogito
«[...] ASSIM, o Porque OS nossos Sentidos nn enganam algumas Vezes, eu Quis Supor Que Nada HÁ Opaco SEJA tal Como ELES FAZEM o Imaginar. E o Porque HÁ Homens Que se enganam AO raciocinar, comeu nn Mais Simples temas de geometria, e cometem paralogismos Neles, rejeitei Como Falsas, Visto Estar Sujeito a engañar-me Como QUALQUÉR Outro, TODAS como Razões de Opaco ATÉ entao me servira NAS demonstrações.