Racionalismo e empirismo
Este trabalho tem como objetivo apresentar a definição de racionalismo e empirismo, além dos pensamentos de René Descartes, Francis Bacon e John Locke.
Desenvolvimento:
O que é Racionalismo:
A origem da palavra Racionalismo provém do latim ratio e significa razão. Esse termo designa a doutrina que atribui única e exclusivamente a confiança na razão dos seres humanos como um instrumento que seja capaz de descobrir a verdade como um todo. Para os racionalistas, o uso dos sentidos na descoberta da verdade, não são de plena confiança pelo simples fato de ao revés de oferecer-nos a verdade, o que nos proporciona é uma distorção da realidade como um todo. Em síntese, Racionalismo é o método de observas as coisas baseando-se unicamente no que chamamos razão. Também podemos definir racionalismo como a doutrina que privilegia a razão como fonte do conhecimento.
O pensamento de René Descartes:
Nasceu na cidade de La Haye (França) em 31 de março de 1596, e morreu na cidade de Estocolmo (Suécia) em 11 de fevereiro de 1650. Descartes foi um importante filósofo, matemático e físico francês do século XVII. Também fez estudos nas áreas da Epistemologia e Metafísica. Descartes é considerado o pioneiro no pensamento filosófico moderno. Pertencente a uma família de prósperos burgueses. Estudou no colégio jesuíta de La Flèche. Ingressando na carreira militar, mudou-se par a Holanda, onde participou de combates contra os espanhóis. Posteriormente, em 1619, viajou por vários países europeus, estabelecendo contatos com vários sábios de seu tempo ,entre eles “Blaise Pascal” [1623-1662]. Temendo perseguições religiosas e tendo em mente a condenação de Galileu, tomou uma série de cautelas na exposição de suas idéias. Apesar disso, o que publicou é suficientemente vasto e valioso para situá-lo como um dos pais da filosofia moderna.
Descartes afirmava que, para conhecermos a verdade, é preciso, de início, colocarmos todos os nossos conhecimentos em dúvida, questionando