Raciocínio Lógico
PROBLEMAS DE RACIOCÍNIO LÓGICO ENVOLVENDO
Estruturas lógicas 03
Lógica de argumentação 06
Diagramas lógicos 10
Tautologias 12
Proposições 14
Teoria dos conjuntos 16
Análise combinatória 19
Princípios de contagem 24
Noções de estatística e probabilidade 25
Razão e proporção 36
Noções de matemática financeira 43
Regra de três 50
Regra de três composta 52
Porcentagem 53
Juros simples 59
Juros compostos 61
TESTES 63
GABARITO 69
ESTRUTURAS LÓGICAS
O termo lógica vem de uma palavra grega que significa RACIOCÍNIO, RAZÃO. Lógica é uma arte, aquela que ensina o reto raciocinar. é a ciência-arte de usar a razão de uma maneira certa em direção à verdade. É uma ciência porque fundamenta-se nos princípios, como todas as outras ciências, e, procede da experiência. Existe nas pessoas uma lógica natural ou empírica. Esta se baseia no bom sendo que é intuitivo. Porém esta lógica natural não exclui a necessidade de uma lógica científica, que é o conjunto de regras e leis, que, reunidas nos dão um método para chegarmos ao conhecimento ou juízo verdadeiro. A lógica científica parte do bom senso, mas, vai além dele ao notar sua insuficiência.
a) Fundamentação e Conceito b) Divisão
- menor ou formal
- maior ou material c) Objeto material - O raciocínio d) Objeto formal - A dedução silogística e) Temas fundamentais IDÉIA - é a simples representação intelectual de um objeto. É o que chamamos de conceito. Portanto, pode-se dizer idéia ou conceito.
TERMO - é a expressão verbal da idéia. É o conjunto de palavras que expressam uma idéia. Todos nós sabemos que idéia é aquela imagem interna que temos das coisas, é a representação intelectual que nos permite raciocinar sobre as coisas. Por exemplo: mesa - coisa, idéia de mesa - representação intelectual do objeto mesa. As sensações nos mostram as coisas, levadas as sensações ao intelecto, lá temos a imagem